wellcome // bienvenu // hola // olá

wellcome // bienvenu // hola // olá

we are more – act for culture in Europe

.
.
.
I'm very happy with your arrival! this virtual place is focused on the (so called) feminin and masculin voice's", by the Art's approach, and it is not a diary-blog. I wish you enjoy with pleasure and comments :-)
//
Je suis enchantée de votre visite! Remarquez que ce blog (n'est pas un blog-périodique), est construit autour des (désignés comme) voix et regards au féminin et au masculin à travers les contributions de l'Art. Il ne me reste que vous désirer deux toutes petites choses: qu'ayez plaisir ici et... qu'il soit partagé=comenté:-) avec moi.

//
!Hola! !estoy encantada con tu visita! mira una cosilla: este blog no es de edición diária ?vale?. Es un blog centrado en las (designadas como) voces y miradas en el femenino (y en el masculino), segundo las aportaciones de L'Arte. Mis votos de que disfrutes por acá y... de que puedas compartir conmigo ese placer :-).
.
.
.

musical's wellcomings / les bienvenues musicales / las bienvenidas musicales

Send me your sounds

19 December 2008

Goethe, corpo de mulher e a escrita

.
"
.
"Toda a arte é erótica" (Adolf Loos, "Ornamento e Crime", 1908). A frase é de um racionalista deste século, de um asceta do branco, da linha recta e da função, mas a prática de arte e de vida de um sensualista como Goethe demonstra-o à evidência (não há, de resto, contradição entre ascese e erotismo: basta pensar na experiência e no discurso místicos). Toda a obra de Goethe foi, de uma maneira ou de outra, escrita com os sentidos, para os sentidos, sobre os sentidos. É isso que o distingue dos "heróis alemães da renúncia e do espírito", dos sublimadores como os Schiller, Hölderlin, Kleist, daqueles seus contemporâneos que se imolam pelo fogo... no papel. "Quem não fala claro aos sentidos, não fala também de forma límpida à alma": é este já o programa "classicista" de Goethe, na abertura da revista "Propileu" (1798). Em Goethe, o princípio ético ou político, a ideia, nunca se sobrepõem ao corpo nem ao indivíduo. Corpo, corpo de mulher, é também a obra ("... que o natural das mulheres/ Tem tanto a ver com o da arte. ": Fausto II, 5106-07). Ou então, arte e mulher serão como uma floresta de espelhos atravessada por um Eu curioso de si, e constantemente satisfazendo aí essa necessidade de espelhamento.
.
"

No comments:

eme Loves SorrisosPerfeitos

eme Loves SorrisosPerfeitos
porque saben lo que hacen